Kalón, virtude e eudaimonía em Aristóteles
DOI:
https://doi.org/10.61378/enun.v7i2.167Resumen
Meu objetivo principal, no presente artigo, é o de colocar em suspeição a leitura tradicional, segundo a qual haveria, para Aristóteles, uma via privilegiada para a eudaimonía, que dispensaria inteiramente a honra e as virtudes éticas: a chamada vida contemplativa. Não se trata de defender uma visão inclusiva da eudaimonía em contraste com uma visão dominante ou seletiva, pois não há incongruência ou incompatibilidade entre os livros I e X da Ética Nicomachea, se considerarmos o que é dito por Aristóteles na Política. A chave para essa leitura é o kalón. Como alvo das virtudes éticas e da própria prudência, o kalón seria a instância decisiva que viabilizaria a própria eudaimonía
Referencias
ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. Trad. Mauro W. Barbosa. São Paulo: Perspectiva, 2007.
ARISTÓTELES. The Nicomachean Ethics. Translation by H.Rackham. Cambridge, Harvard Unversity Press, 1999.
__________. Ethica Nicomachea I 13- III 8. Tratado da virtude moral. Trad. Marco Zingano. São Paulo, Odysseus, 2008.
__________. Ethica Nicomachea III 9 – IV 15. As virtudes morais. Trad. Marco Zingano. São Paulo, Odysseus, 2020.
__________. Ethica Nicomachea V 1-15. Tratado da justiça. Trad. Marco Zingano. São Paulo, Odysseus, 2017.
__________. Éthique à Nicomaque. Trad. Richard Bodéüs. Paris, GF Flammarion, 2004.
__________. Ética Eudemia. Trad. Carlos Megino Rodríguez. Madrid, Alianza Editorial, 2002.
__________. Política. Trad. Antônio Campelo Amaral e Carlos de Carvalho Gomes. Lisboa, Vega, 1998.
__________. Politics. Translation by H. Rackham. Cambridge, Harvard University Press, 2005.
__________. La Politique. Trad. Pierre Louis. Paris, Hermann, 1996.
AUBENQUE, P. La prudence chez Aristote. Paris, PUF/Quadriage, 2002.
BRAGUE, R. Aristote et la question du monde. Paris, Les Éditions du Cerf, 2009.
BODÉÜS, R. “Virtude acabada e vício acabado”. Trad. Marco Zingano. Analytica, v. 8, nº 2, 2004, p. 77-90.
IRWIN, T. “Aristóteles e seus intérpretes sobre kalon e honestum”. Trad. Juliana Aggio. Analytica, v. 8, nº 2, 2004, p. 31-46.
_________. “Beauty and morality in Aristotle” in Jon Miller (Ed.). Aristotle’s Nicomachean Ethics. New York, Cambridge University Press, 2011, p. 239-253.
MORAES, F. “O belo e a virtude ética da coragem no livro III da Ética a Nicômaco de Aristóteles.” In BOCAYUVA, I. e ANACHORETA, M.I. (orgs.) O belo na Antiguidade grega. Rio de Janeiro, Nau, 2016, p. 163-176.
NIETZSCHE, F. Assim falou Zarathustra: um livro para todos e para ninguém. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo, Companhia das Letras, 2011.
PLATÃO. Fédon. Trad. Carlos Alberto Nunes. Belém, ed.ufpa, 2011.
_______. O banquete - Apologia de Sócrates. Trad. Carlos Alberto Nunes. Belém, ed.ufpa, 2001.
TUCÍDIDES. História da guerra do Peloponeso. Trad. Mário da Gama Kury. Brasília, EdUnB, 2001.
WOLF, U. A Ética a Nicômaco de Aristóteles. Trad. Enio Paulo Giachini. São Paulo, Loyola, 2010.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Declaro que o artigo ou resenhas ou tradução é original.Ao publicar neste periódico, concordo que:
a) meus direitos autorais serão mantidos, concedendo à revista o direito de primeira publicação.
b) posso assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) os artigos podem ser impressos desde que a fonte do periódico seja informada e o(s) autor(es) sejam devidamente creditados.