Rudimentos de semântica modal para fórmulas abertas
DOI:
https://doi.org/10.61378/enun.v4i2.79Palavras-chave:
semântica, lógica modal, atribuiçõesResumo
A proposta do artigo é investigar tão ingenuamente quanto possível o comportamento semântico de fórmulas abertas de linguagens modais. Na hipótese, por exemplo, que certo valor semântico é associado à fórmula ‘x é professor’, quais seriam os valores semânticos associados às fórmulas ‘Não é o caso que x é professor’ e ‘É possível que x seja professor’? Para tanto, são introduzidos dois tipos específicos de atribuições de valores às variáveis: (a) as atribuições absolutas e (b) as atribuições relativas.Referências
QUINE, W. V. O. Three grades of modal involvement. In: The ways of paradox and other essays. New York: Random House, 1966. p. 156–174.
WILLIAMSON, T. Modal logic as metaphysics. Oxford: Oxford University Press, 2013.
Downloads
Publicado
2020-04-01
Edição
Seção
Artigos
Licença
Declaro que o artigo ou resenhas ou tradução é original.Ao publicar neste periódico, concordo que:
a) meus direitos autorais serão mantidos, concedendo à revista o direito de primeira publicação.
b) posso assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) os artigos podem ser impressos desde que a fonte do periódico seja informada e o(s) autor(es) sejam devidamente creditados.