Sobre o problema da Verdade no pensamento de Martin Heidegger
DOI :
https://doi.org/10.61378/t8pkjj27Mots-clés :
Ser, Verdade, História, OntologiaRésumé
Este texto se configura como uma breve exegese da investigação que o filósofo Martin Heidegger faz a respeito da questão da verdade. Desde o início, vê-se que a verdade permanece em uma reportação essencial e direta com um modo de ver, isto é, com um modo de verdade tal como foi historicamente concebido. Portanto, para tentar chegar a esta questão sobre o que é a verdade estruturalmente (isto é, por respeito à estrutura da compreensão), e por respeito à forma como tem acontecido historicamente, Heidegger problematiza fenomenologicamente tanto a estrutura da própria verdade, como a sua possibilidade enquanto desdobramento histórico do pensamento.
Références
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Gama Kury, M. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996 (Coleção Os Pensadores).
_______________. Metafísica. Volume II. Tradução de Giovanni Reale. São Paulo: Edições Loyola, 2002.
_______________. Órganon. Tradução do grego de Pinharanda Gomes. Lisboa: Guimarães Editores, 1985. 174p. VOL. I. pp. 123-169.
HEIDEGGER, M. Introdução à Metafísica. Tradução de Mário Matos e Bernhard Sylla Lisboa: Instituto Piaget, 1997.
_______________. Plato’s Sophist. Translated by Richard Rojcewicz & André Schuwer. Bloomington, USA: Indiana University Press, 1997.
_______________. Platon: Sophistes. GA Band 19. Vittorio Klostermann GmbH: Frankfurt am Main, 1992.
_______________. Sein und Zeit. 17a Aufl. Tübingen. Max Niemeyer Verlag GnbH e Co. 1993.
_______________. Sobre a Essência da Verdade. in Conferências e Escritos Filosóficos. Tradução de Ernildo Stein. São Paulo: Ed. Nova Cultural, 1996. p 149-170.
KANT, I. Crítica da Razão Pura. Tradução de Valerio Rohden e Udo Baldur Moosburger. São Paulo: Ed. Abril Cultural, 1983.