Notas sobre a linguagem técnica
DOI :
https://doi.org/10.61378/enun.v7i1.149Mots-clés :
Linguagem, informação, filosofia, ciência, educação.Résumé
O texto tem como objetivo imediato apresentar a linguagem técnica vinculada ao moderno projeto da natureza bem como a dinâmica deste projeto e seus limites. Na esteira do tema outros aspectos pertinentes serão levantados: a vinculação da linguagem à vida, o predomínio da cibernética, a ciência como provocação da natureza, a interpretação instrumental e antropológica da técnica, a estrutura oculta da realidade.
Références
ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia completa. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 2007.
ARENDT, H. A conquista do espaço e a estatura humana. In: Entre o passado e o futuro. São Paulo : Perspectiva, 2007.
BECKER, O. O pensamento matemático. Sua grandeza e seus limites. São Paulo : Herder, 1965.
FLUSSER, V. A escrita. Há futuro para a escrita? São Paulo : Annablume, 2010.
HEIDEGGER, M. Língua de tradição e língua técnica. Lisboa : Vega, 1995.
HEIDEGGER, M. “O fim da filosofia e a tarefa do pensamento”. In: Conferências e escritos filosóficos. São Paulo : Abril Cultural, 1983.
HEIDEGGER, M. “A questão da técnica”. In: Ensaios e conferências. Petrópolis : Vozes, 2001.
KOYRÉ, A. “As origens da ciência moderna: uma nova interpretação”. In: Estudos de Histórica do Pensamento Científico. Rio de Janeiro : Forense, 2011.
KOYRÉ, A. “O significado da síntese newtoniana”. In: Cohen, I.B.; Westfall, R.S. Newton: textos, antecedentes, comentários. Rio de Janeiro : EdUERJ/Contraponto, 2002.
KOYRÉ, A. “Do mundo do mais ou menos ao universo da precisão”. In: Estudos de história do pensamento filosófico. Rio de Janeiro : Forense Universitária, 1991, nota 14.
NIETZSCHE, F. Além do bem e do mal. Prelúdio a uma filosofia do futuro. N. 267. São Paulo : Companhia das letras, 1992.
NIETZSCHE, F. “Da virtude amesquinhadora, n. 3”. In: Assim falou Zaratustra. Um livro para todos e para ninguém. Rio de Janeiro : Civilização Brasileira, 1981.
ORTEGA Y GASSET, J. Meditação sobre a técnica. Rio de Janeiro : Instituto Liberal, 1991.
ROSA, João Guimarães – Entrevistado por Günter Lorenz: ‘Diálogo com Guimarães Rosa’, Gênova, janeiro de 1965. Disponível em:http://www.elfikurten.com.br/2011/01/dialogo-com-guimaraes-rosa-entrevista.html. Acesso em julho de 2022.