Verdade, sentimento e política em Rousseau
DOI:
https://doi.org/10.61378/enun.v2i2.27Keywords:
Rousseau, verdade, sentimento, políticaAbstract
No presente artigo, temos por objetivo, examinar o conceito de “verdade” em Rousseau e as vinculações deste, com os conceitos de virtude, linguagem, sentimento e política. Por se tratar de uma preocupação recorrente, que não o abandona em fase alguma da vida e por permear seus diversos escritos é que nos propomos a investigá-la. Para tanto utilizaremos, principalmente os seguintes textos: O Discurso sobre as ciências e as artes, os Devaneios do caminhante solitário, o Emílio e As Confissões.
References
BARROS, Gilda Naécia Maciel de. Platão, Rousseau e o Estado Total. São Paulo: T. A. Queiroz, 1995.
DELON, Michel. Histoire de la Litérature Française: De L’encyclopédie aux Méditations. Paris. GF Flammarion, 1998.
HUBERT, René. Rousseau et l’Encyclopédie: essai sur la formation des idées politiques de Rousseau (1742-1756). Paris, Librairie Universitaire J. Gamber editeur, 1928.
MONTEAGUDO, Ricardo. A Interlocução entre os “irmãos inimigos” Diderot e Rousseau. In: SANTOS, Antônio Carlos dos (Orgs). Variações Filosóficas: entre a Ética e a Política. São Cristóvão, Editora da UFS, 2004.
NASCIMENTO, Milton Meira do. Opinião pública e revolução: aspectos do discurso político na França revolucionária. São Paulo: Nova Estella e Editora da Universidade de São Paulo, 1989.
PLUTARCO. Como tirar proveito de seus inimigos. Prefácio e notas de Pierre Maréchaux. Tradução de Isis Borges da Fonseca. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
PRADO JR. Bento. Não dizer a verdade equivale a mentir? In: A Retórica de Rousseau. São Paulo: COSACNAIF, 2008.
ROUSSEAU, Jean Jacques. Carta ao Sr. Padre Raynal. Col. Os Pensadores. Tradução de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1997.
______. As Confissões. Tradução de Raquel de Queiroz. Rio de Janeiro: Athena Editora, 3 vols. 1926.
______. Devaneios do caminhante solitário. Tradução de Fúlvia Maria Luiza Moretto. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 3º ed., 1995.
______. Discurso sobre a origem da desigualdade entre os homens. Tradução de Iracema Gomes Soares e Maria Cristina Roveri Nagle. Brasília: Editora Universidade de Brasília; São Paulo: Ática, 1989.
______. Discurso sobre as Ciências e as Artes. Col. Os Pensadores. Tradução de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1997.
______. Emílio: ou da educação. Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Martins Fontes; 1999.
______. OEuvres complètes, Tomos I, II, III, IV e V, Paris: Éditions Gallimard, 1964-1995.
STAROBINSKI, Jean. A transparência e o obstáculo. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
TROUSSON, Raymond & HEIGELDINGER, Frédéric (Orgs). Dictionnaire de Jean-Jacques Rousseau. Paris: Honoré Champion, 2006.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I declare that the article or reviews or translation is original.
By publishing in this journal, I agree that:
a) my copyright will be maintained, granting the magazine the right of first publication.
b) I can assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this magazine (e.g., publishing as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
c) articles can be printed as long as the source of the journal is informed and the author (s) are duly credited.