Verdade e Liberdade
DOI:
https://doi.org/10.61378/6k2yp494Keywords:
Heidegger; verdade; liberdade.Abstract
A liberdade será aqui pensada como a essência da verdade, a liberdade de deixar-ser, de estar aberto para o encontro com as coisas em seu próprio abrir-se, doar-se. Mas longe de ser pensada como algo pertencente ao arbítrio humano, à sua capacidade de livre escolha, a liberdade é o fenômeno de virada para o aberto, quando o próprio aberto se vira para nós e nos mira, contemplando. Essa mirada, no entanto, só pode ocorrer porque já nos encontrarmos de saída e na maioria das vezes na dissimulação e na errância, na não-verdade, no velamento do que se desvela. No encobrimento do que se vela e na errância junto aos entes, visando procurar impor o domínio propositado da subjetividade na antecipação calculadora do mundo, vai se insinuando aquilo de que procuramos escapar para nos refugiarmos junto ao controle e à segurança dos entes, que é a liberdade como chamado e apelo para ir ao encontro das coisas, que nos vincula e ata ao seu livre aparecer e mostrar-se, sempre imprevisível e incontrolável.
References
HEIDEGGER, Martin. Os Conceitos Fundamentais da Metafísica: Mundo, finitude e solidão. Tradução de Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003.
HEIDEGGER, Martin. Para quê poetas? In: Caminhos de Floresta. Tradução de Bernhard Sylla e Vitor Moura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.
HEIDEGGER, Martin. Sobre a essência da verdade. In: Heidegger: Coleção os pensadores. Tradução de Ernildo Stein. São Paulo: Abril Cultural, 1979.
HEIDEGGER, Martin. Vom Wesen der Wahrheit. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann, 1961.
NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra. Tradução de Mário da Silva. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.
NIETZSCHE, Friedrich. Humano, Demasiado Humano. São Paulo: Companhia de Bolso, 2008.
RILKE, Rainer Maria. Sonetos a Orfeu e elegias de Duíno. Tradução de Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1989.
Downloads
Published
Issue
Section
License
I declare that the article or reviews or translation is original.
By publishing in this journal, I agree that:
a) my copyright will be maintained, granting the magazine the right of first publication.
b) I can assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this magazine (e.g., publishing as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.
c) articles can be printed as long as the source of the journal is informed and the author (s) are duly credited.