O começo da poesia – Em torno de Hölderlin e Trakl
Palavras-chave:
Hölderlin, Trakl, começo.Resumo
O presente trabalho pretende pensar o que é propriamente a poesia a partir dos poetas Friedrich Hölderlin e Georg Trakl. Procura pensar a poesia a partir da essência da linguagem, remetendo-a ao próprio começo.
Referências
HEIDEGGER, Martin. A linguagem na poesia. In: A caminho da linguagem. Tradução de Marcia Schuback. Petrópolis: Vozes, 2003.
_________. Conferências e escritos filosóficos (Os pensadores). Tradução de Ernildo Stein. São Paulo: Nova Cultural, 2005.
_________. Ensaios e Conferências. Tradução de Emmanuel Carneiro Leão, Gilvan Fogel, Márcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
_____. Explicações da poesia de Hölderlin. Tradução de Claudia Drucker. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2013.
_____. Sobre o humanismo. Tradução de Emmanuel Carneiro Leão. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 1967.
_____. Ser e tempo. Tradução de Marcia Schuback. Petrópolis: Vozes, 2006.
HÖLDERLIN, Friedrich. Hipérion. Tradução de Mácia Schuback. Petrópolis: Vozes, 2012.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro que o artigo ou resenhas ou tradução é original.Ao publicar neste periódico, concordo que:
a) meus direitos autorais serão mantidos, concedendo à revista o direito de primeira publicação.
b) posso assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) os artigos podem ser impressos desde que a fonte do periódico seja informada e o(s) autor(es) sejam devidamente creditados.