Eu, Enheduanna

Autores/as

  • Katia Pozzer UFRGS
  • Estefanía Bernabé-Sánchez Universidade de Valladolid (UVA) e Faculdades de Filosofia y Letras e Humanidades da IE University

DOI:

https://doi.org/10.61378/enun.v8i2.186

Palabras clave:

Mesopotâmia, História das Mulheres, Literatura, Poesia

Resumen

O presente artigo trata de uma figura feminina singular na história da Mesopotâmia que exerceu, ao mesmo tempo, as funções de princesa, sacerdotisa e poeta. Enheduanna foi a mais proeminente sacerdotisa em Ur, durante o reinado de seu pai, o poderoso rei Sargão de Akkad. Ela é conhecida por suas composições literárias e vários objetos contendo inscrições cuneiformes, incluindo um disco de alabastro, atualmente conservado no Museu de Arqueologia e Antropologia da Universidade da Pennsylvania. Refletir sobre a condição feminina na antiguidade e, em particular, sobre o exercício da poesia e da afirmação da autoria individual na produção literária mesopotâmica, são algumas das questões que trazemos nesta contribuição.

Biografía del autor/a

  • Katia Pozzer, UFRGS

    Docente nos cursos de História da Arte e no Programa de Pós-Graduação em História, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS, Brasil

  • Estefanía Bernabé-Sánchez, Universidade de Valladolid (UVA) e Faculdades de Filosofia y Letras e Humanidades da IE University

    Docente no departamento de Lingüística Geral da universidade de Valladolid (UVA) e das Faculdades de Filosofia y Letras e Humanidades da IE University (Madrid), Espanha.

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Publicado

2024-05-22